Tílias News
GERAL | 20/05/2022 - 15:22:00

Treze Tílias recebe grupo de estudos da Universidade da Melhor Idade de Chapecó

Na terça feira, 17 de maio de 2022, um dia típico de inverno intenso marcou a visita de estudos da Universidade da Melhor Idade de Chapecó - UMIC à cidade mais austríaca do Brasil, Treze Tílias.

Com intuito de proporcionar momentos de efetivação de aprendizagem além da sala de aula estudantes da UMIC, acompanhados pela Professora e coordenadora do projeto, Sandra Maria Toffolo, conheceram espaços de relevância artísticos culturais e econômico da cidade.

O grupo foi recebido na Secretaria de Turismo de Treze Tílias pelo Assessor de Turismo e Cultura, Fernando Martini e a guia da CADASTUR, Sandra Mara Kropp, onde conheceram um pouco da história da cidade, local em que se encontra um acervo dos artistas e escultores, que preservam a cultura dos imigrantes austríacos e de suas famílias.

Após foram recebidos no Memorial Godfrid Thaler, da Família Thaler, onde puderam contemplar as esculturas em madeira e acompanhar a artista Ingrid Thaler no processo de entalhe e construção da sua obra.

Seguiram assim, para a galeria da família Moser, Malharia, Esquina do Artesanato e almoço. À tarde puderam saber sobre a escultura referência dos alpes austríacos, o Campanário, o qual se encontra na praça central da cidade e possui réplicas em grande parte das construções.

O Castelinho e museu Andréas Thaler, foi admirado pela sua riqueza Arquitetônica e memórias guardadas por meio de objetos, retratos, móveis e materiais diversos preservados em seu interior, que contam da vinda do ministro ao Brasil e sua permanência na cidade até sua morte em 1939. Para finalizar a visita, uma passada muito especial a Minicidade no Parque Lindendorf e trilha em meio a natureza.

Para Profª Sandra Mª Toffolo, o momento de fato fez o grupo se sentir na Áustria, devido a riqueza de componentes que envolvem todas as questões turísticas da cidade que lembram da vinda dos descendentes Austríacos ao Brasil, acompanhados pelo dia típico de inverno. “Acredito que a aprendizagem acontece na efetivação das ações, do vivenciar, observar, sentir se fazer presente nos espaços enquanto atores e protagonistas envolvidos em todos os processos”, comenta Sandra.

A professora diz que o intuito foi de culminar em um momento os vínculos que possuem as disciplinas de Geografia, História, Artes e Turismo as quais fazem parte da grade curricular da UMIC, projeto parceiro da Prefeitura Municipal de Chapecó e Unoesc há 11 anos.

Texto: Sandra Mª Toffolo – Revisão: Milton Vanderlei Lemke

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Anterior

Tiro de Guerra realiza campanha de doação de sangue

Próxima

Estacionamento Rotativo de Joaçaba conta com veículo de fiscalização

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp