Tílias News
AGRO | 27/05/2022 - 11:05:00

BRF ATUA EM DIFERENTES FRENTES PARA INCLUIR MIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos no mundo, participa de diferentes ações que acolhem migrantes e refugiados no Brasil e é uma das principais empregadoras de estrangeiros nestas condições no País. Os imigrantes representam, atualmente, mais de 5 mil colaboradores nas unidades brasileiras, em sua maioria haitianos e venezuelanos.

O processo de inclusão desse público na BRF envolve atores internos e externos, como organizações e governos locais. Desde 2019 a Companhia iniciou parceria com a ONU Migração, com a Organização Internacional para as Migrações (OIM Brasil) e com a Operação Acolhida, do Governo Brasileiro, para a contratação de imigrantes venezuelanos. A Companhia também participa do Fórum Empresa com Refugiados, do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

“A BRF está presente em mais de 125 países e é composta por mais de 90 nacionalidades, por isso, diversidade e inclusão fazem parte da essência da empresa. Entendemos o nosso papel como agente de mudança para atingir o nosso propósito como organização, que é proporcionar vida melhor para todas as pessoas e isso só é possível por meio de parcerias sólidas”, afirma Thiago Pereira, gerente executivo global de Diversidade, Cultura e Aprendizagem da BRF.

No Sul do Brasil, na unidade de Videira (SC), por exemplo, atua a família do casal venezuelano Marquia Iezama e José Luis Bolívar Amador, que está no Brasil desde dezembro de 2020. Naturais de Guayana, eles foram apoiados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM-Brasil). Desde setembro de 2021, Marquia, Bolívar e os filhos Luz Marina, de 22 anos, Luis Mário, de 18, e Ledismar, de 16, trabalham na BRF. Ledismar faz parte do programa Jovem Aprendiz, é estudante do curso de Alimentos do Senai de Videira e do segundo ano do Ensino Médio. “Gosto muito de Videira. Aqui se vislumbra um futuro melhor, porque existem oportunidades de trabalho. Sei que na cidade terei um futuro melhor”, diz Ledismar.

O Instituto BRF (IBRF), braço social da Companhia, é parceiro do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) em diversos programas na agenda de educação, que inclui o apoio à construção de um espaço Súper Pánas (Super Amigos, em espanhol), programa do fundo para receber e fomentar a educação para crianças em condição de refúgio que chegam ao país, especialmente na fronteira com a Venezuela. Nesses espaços, meninas e meninos participam de atividades educativas de ensino não formal, recebem apoio psicossocial e são monitorados para prevenção de casos de violências, abuso e exploração, onde podem retomar a rotina escolar, antes de se matricular no Sistema Público de Ensino, garantindo que prossigam com o aprendizado.

O IBRF destinou recursos para a contratação fixa de psicólogos, assistentes sociais e educadores para os abrigos existentes, assim como para a reestruturação do local, garantindo um espaço mais acolhedor e amigável para as crianças. No início de abril deste ano, o Instituto IBRF também firmou parceria com a ONG Visão Mundial para ofertar 400 vagas para migrantes e refugiados residentes em Boa Vista (RR) e Chapecó (SC) para cursos gratuitos de Português e profissionalizantes. Também com foco na diversidade e inclusão, 70% das vagas são destinadas a mulheres.   

Veja abaixo algumas ações internas para apoiar os estrangeiros que atuam na Companhia ou em busca de trabalho

  • A BRF colocou em operação a plataforma de admissão digital e de informações gerais, onde o candidato tem a opção de selecionar idiomas como francês, espanhol e crioulo – idiomas da maioria dos colaboradores estrangeiros refugiados  – para a inserção de dados no portal. Em seguida, o candidato recebe material de apoio e passo a passo com orientações de preenchimento e navegação no portal. O Manual de Transparência já está disponível em diferentes idiomas, assim como os principais documentos de trabalho, contratos, guias e orientações.
  • Em diferentes unidades da BRF atuam os Embaixadores da Integridade. Atualmente, são mais de 70 Embaixadores responsáveis por divulgar a cultura de ética e integridade na empresa, repassar treinamentos sobre o Manual de Transparência e ajudar os estrangeiros em sua integração, entre outras atividades, nas unidades que contam com colaborares de outros países em maior número.
  • Em 2021, a BRF criou a função de tradutor em suas unidades operacionais, onde há maior população de migrantes refugiados – que, em sua grande maioria, não fala português. A pessoa tradutora tem a responsabilidade de facilitar a comunicação entre os falantes de língua portuguesa e os demais, além de traduzir as principais comunicações da empresa.

 

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Sobre o Instituto BRF

Fundado em 2012 pela BRF, o Instituto BRF é uma associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente. Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou meio milhão de pessoas, mobilizou 32.000 horas de voluntariado e realizou mais de 2 mil ações sociais em 70 cidades ao redor do País. 

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: BRF

Anterior

Irani é apontada como uma das empresas mais inovadoras do Sul do país

Próxima

BRF abre inscrições para vagas em Herval d`Oeste

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp