Tílias News
BLUMENAU | 09/06/2022 - 14:21:00

Polícia Federal investiga desvio de até R$ 3 milhões em recursos da saúde em SC

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (7), em Santa Catarina, a Operação Esculápio, que investiga o desvio de R$ 3 milhões em recursos públicos federais na área da saúde.

Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Blumenau, Ibirama, Itapema, Taió, Massaranduba, Benedito Novo e Rio dos Cedros. O objetivo é obter provas sobre os possíveis desvios.

As investigações tiveram início com um relatório de fiscalização elaborado pela Controladoria Geral da União, que identificou indícios de recebimento por serviços não realizados entre uma prefeitura da região Norte e uma entidade de assistência social entre 2014 e 2016.

Segundo a Polícia Federal, a entidade prestaria serviços médicos de clínica geral e ortopedia. No entanto, subcontratou empresas do mesmo grupo econômico, efetuando a cobrança também por atividades de acreditação, fiscalização, consultoria, assessoria, entre outros, com indicativos de não execução.

Prática semelhante também teria ocorrido em convênios firmados pela entidade com outra prefeitura da região no mesmo período de 2014 a 2016. Além disso, um segundo procedimento investigativo, amparado em relatório do Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina, mostrou indícios de ligação dos envolvidos com outro convênio.

Após análise da prestação de contas de outra entidade de assistência social, responsável pelo fornecimento de serviços médico hospitalares em outro município da região, surgiram indícios de ligação entre os mesmos envolvidos e cobrança por serviços de igual natureza, também com suspeitas de não realização, entre os anos de 2018 e 2020.

Os crimes investigados são peculato e formação de organização criminosa. Já o nome da operação faz alusão ao deus da Medicina e da cura na mitologia greco-romana.

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: ND Online

Anterior

Solidariedade: Rapaz de Vargem Bonita que sofreu acidente de carro necessita de ajuda para cirurgia de emergência

Próxima

Morador tem casa invadida durante a madrugada e é esfaqueado

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp