Tílias News
BRASIL | 12/07/2022 - 10:37:00

Acordo para comprar diesel da Rússia está quase certo, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (11), que está “quase certo” um acordo para comprar óleo diesel da Rússia, em mais um movimento para tentar reduzir o preço dos combustíveis no país.

“Agora está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia. A Petrobras, alguns lá, compravam bem mais caro”, disse Bolsonaro, sem fornecer mais detalhes, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Faz sentido e eventualmente pode acontecer”, disse um alto funcionário do Ministério da Economia sob condição de anonimato, recusando-se a dar mais detalhes.

Um alto funcionário da Petrobras, estatal que fornece a maior parte do combustível para o mercado brasileiro, disse à Reuters que a ideia não era surpreendente, mas levantou preocupações, sem entrar em detalhes.

O presidente já havia falado dessa possibilidade no final de junho, depois de uma conversa por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin.

A Rússia está sob sanções internacionais desde a invasão a Ucrânia, especialmente dos Estados Unidos e da União Europeia — o bloco costumava ser o principal consumidor de gás e petróleo do país, mas cortou boa parte das compras.

Ao contrário dos europeus e norte-americanos, e mesmo com a pressão desses países, o governo brasileiro continua negociando com os russos. Bolsonaro já acertou, também, a garantia de fornecimento de fertilizantes vindo da Rússia. 

Putin e Bolsonaro, durante visita do presidente brasileiro à Rússia ALAN SANTOS/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: Diário do Comércio

Anterior

Caminhoneiro de Concórdia está preso em forte nevasca entre Chile e Argentina

Próxima

Tarifa de energia elétrica deve reduzir 8% nos próximos dias em SC

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp