Tílias News
CIÊNCIA | 13/07/2022 - 19:51:00

Revistas Científicas da Unoesc se destacam entre as universidades da ACAFE

A condução de pesquisas científicas melhora o entendimento da sociedade a respeito de como funcionam as coisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para potencializar os resultados derivados do conhecimento, os estudos científicos devem ser comunicados de maneira sistemática e ampla. Na medida em que um veículo de comunicação, como uma revista científica, contribui de maneira decisiva para o conhecimento de uma determinada área, maior se torna sua relevância para a ciência, podendo isto ocorrer em âmbitos que vão do local ao internacional. Nesse quesito, a produção científica divulgada pela Unoesc tem se destacado em relação às demais Instituições de Ensino Superior que fazem parte da ACAFE. Todas as quatro revistas da Universidade figuram entre as melhores avaliadas no que tange sua capacidade de divulgação científica, considerando o Qualis da Capes, elaborado no período de 2013-2016.

Assim sendo, tanto Espaço Jurídico quanto Roteiro, RACE e Evidência ocupam lugar de destaque na comunidade científica tendo em vista sua capacidade de divulgação do conhecimento científico. Elas estão sob a responsabilidade dos programas de Pós-graduação em Direito, Educação, Administração e Biociências e Saúde, respectivamente. A Revista Espaço Jurídico é uma das três que possui Qualis no estrato A, a Roteiro está entre as 14 que possuem Qualis B1 e a RACE e a Evidência estão entre as 21 avaliadas com B3. O Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para avaliar a qualidade da produção intelectual dos programas de Pós-graduação e está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

De acordo com o coordenador da Editora Unoesc, Tiago de Matia, há dificuldade em se manter um periódico científico em bom nível de estratificação. Inicialmente, pode-se dizer que cada área dispõe de critérios próprios, os quais são constantemente modificados. Além disso, cada área tem peculiaridades como volume de produção diferente, maior ou menor internacionalização do conhecimento, entre outros, o que também afeta o quanto cada revista significa em termos de divulgação científica. Por isso, o fato da Unoesc possuir quatro periódicos bem avaliados reflete o esforço e comprometimento de todos os envolvidos na veiculação da produção científica.

— A pesquisa é a base para a resolução de inúmeros problemas da sociedade e a Unoesc, como Universidade Comunitária, se vale disso para contribuir com o desenvolvimento regional. Estamos orgulhosos de nossos pesquisadores e demais envolvidos na produção destes periódicos que hoje são destaque — afirmou Tiago.

CONHEÇA AS REVISTAS

Espaço Jurídico publica artigos que discutem questões relativas à efetividade dos direitos constitucionais fundamentais e dos direitos humanos, com especial ênfase para os direitos civis e direitos sociais. A Revista Roteiro tem como foco a publicação de trabalhos na área da educação, especialmente em políticas e processos educacionais, em sintonia com os debates que acontecem no meio acadêmico nacional e internacional. A Revista RACE busca promover a expansão do conhecimento em Administração, Economia e Contabilidade. Já, a Revista Evidência é a interdisciplinar, sendo publicados artigos nas áreas de Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciência de Alimentos, Enfermagem, Medicina e Saúde Coletiva.

Todas elas podem ser acessadas no site da Editora Unoesc.

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: Assessoria - UNOESC

Anterior

Metade dos brasileiros aceita cookies digitais sem saber o que é, diz pesquisa

Próxima

Polícia apreende milhares de roupas falsificadas durante operação em SC

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp