Tílias News
BRASIL | 18/07/2022 - 17:24:00

Pesquisa mostra que em 80% dos municípios faltam medicamentos

Estudo foi realizado com 2.469 prefeituras em todo Brasil

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizado com 2.469 prefeituras, mostra um cenário do desabastecimento de medicamentos nas cidades. A pesquisa constatou que mais de 80% dos gestores relataram sofrer com a falta de remédios para atender a população.

A pesquisa também levantou o número de Municípios que optaram pelo retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em razão do aumento de casos da Covid-19 e de outras Síndromes Respiratórias Agudas (SRAG).

A CNM sugeriu às prefeituras que alegaram problemas na insuficiência de medicamentos para elencar os tipos de remédios da lista básica de uma listagem pré-estabelecida na pesquisa. Nesse contexto, a falta de amoxicilina foi apontada por 68% dos municípios que responderam a esse questionamento. A ausência de Dipirona na rede de atendimento municipal foi apontada por em 65,6%.

A Dipirona injetável esteve na resposta de 50,6%, e a Prednisolona, utilizada no tratamento de alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, foi destaque por 45,3%.

Um total de 44,7% dos gestores de saúde informou que a falta dos medicamentos se estende entre 30 e 90 dias, enquanto 19,7% relataram o problema ser crônico pelo fato de o desabastecimento se estender por mais de 90 dias.

Insumos

Além da falta de medicamentos em serviços que cuidam das questões básicas ou menos complexas, a CNM quis saber se faltam insumos nos municípios, ou seja, seringas, gazes, agulhas e ataduras. Esses materiais são de uso de descarte que se relacionam com o cuidado de baixa complexidade. Sobre esse ponto, 28,5% registraram a falta de pelo menos algum desses insumos.

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: ClicRDC

Anterior

Atlético Xerife é campeão da Copa Treze Tílias

Próxima

Mãe será indenizada em R$ 100 mil por negligência médica que causou morte de bebê em SC

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp