Tílias News
CALMON | 17/10/2021 - 12:42:00

Gêmeas de Calmon partem para nova etapa de tratamento

Toda ajuda será bem vinda para que as pequenas Helena e Eliza possam em breve caminhar pela primeira vez

No mês de abril o Jornal ExtraSC contou a história das pequenas calmonenses Helena e Eliza, na época com 1 ano e 2 meses de vida, e que precisavam de uma cirurgia de urgência para a correção de Artogripose Múltipla Congênita, uma síndrome caracterizada por contraturas articulares, presentes no nascimento. No caso das irmãs, elas nasceram com os pés virados para dentro.

Helena e Eliza passaram oito semanas com as duas pernas engessadas, fazendo parte do tratamento. No dia 31 de março, realizaram em Concórdia a cirurgia no tendão de Aquiles para ganhar a tão sonhada mobilidade dos pés e joelhos. Na época, com 1 ano e 5 meses, e com o apoio recebido de toda a comunidade, elas iniciaram as sessões de fisioterapia.

Depois de conquistar a tão sonhada cirurgia no tendão de aquiles e alguns meses usando órtese Denis Browm, é chegada a hora de um novo procedimento para dar sequência a busca pelos primeiros passos.

Para isso a família organizou uma nova Vakinha Virtual onde busca arrecadar os R$ 10 mil que faltam para o tratamento com gesso, que já teve início nesta quinta-feira (14) em Concórdia. Helena e Eliza estão com 1 ano e 8 meses e ainda não conseguem andar.

“Peço encarecidamente ajuda pra quem puder. Que Deus abençoe grandemente cada um”, disse a mãe Elizabete Loureiro dos Santos.

O endereço para contribuir virtualmente com esta nova etapa da luta de Helena e Eliza é https://www.vakinha.com.br/vaquinha/nova-etapa-das-gemeas-helena-e-eliza. Quem desejar realizar uma transação por PIX, pode transferir para o CPF 08155510964 da mãe.

A cirurgia e o tratamento

O ortopedista pediátrico, Carlos Augusto dos Santos, foi quem operou as gêmeas Helena e Eliza em Concórdia. Ele explicou que na cirurgia foi usado o método Ponseti, técnica para correção das deformidades com uso de gesso seguido de cirurgia para alongamento do tendão calcâneo. Depois veio a fase de reabilitação com o uso da Ortese de Dennis Browne para manter os pés na posição e auxílio da fisioterapia para ganho de mobilidade articular e treino da marcha. O médico diz que a Artrogripose se caracteriza por rigidez articular com deformidades, mas que tem bom prognóstico de correção nos casos das gêmeas.

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: ExtraSC

Anterior

Suspeita de matar pai policial em SC teria se inspirado no caso Richthofen

Próxima

Hotel com 70 pessoas é evacuado por incêndio em SC

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp