Tílias News
BRASIL | 17/12/2021 - 14:02:00

Cometa Leonard passará no Brasil nesta sexta-feira (17)

O cometa C/2021 A1 (Leonard) acabou de fazer sua máxima aproximação da Terra e promete ser visível, talvez até mesmo a olho nu no Brasil. Mas não será fácil vê-lo.

Ele foi descoberto exatamente um ano antes de sua aproximação máxima do Sol, em 3 de janeiro de 2021, por Gregory Leonard, do Observatório de Monte Lemmon (Arizona/EUA). Sua trajetória sugere que o cometa Leonard estava numa órbita com período de cerca de 80 mil anos, e passou os últimos 40 mil viajando rumo ao interior do Sistema Solar, de uma distância de 3.700 unidades astronômicas, o equivalente a 550 bilhões de quilômetros.

Antes do periélio, ele já fez sua máxima aproximação da Terra, no último domingo (12). Na ocasião, esteve a pouco menos de 35 milhões de quilômetros de nós e seu brilho beirou a magnitude 4, na constelação de Ofiúco. Como a visão humana é capaz de enxergar astros com magnitude até 5,5 (quanto menor o número, mais brilhante), em tese dá para procurá-lo com a vista desarmada, mas só em céus livres de poluição luminosa. Com binóculos, parece ser uma proposição mais garantida.

Nos primeiros dias de dezembro, ele esteve visível apenas a partir do extremo norte do Brasil, mas a situação já está melhorando para os observadores do hemisfério Sul. A cada dia, com o afastamento, o astro vai se tornando mais e mais discreto, chegando ao fim do mês com magnitude acima de 6, na constelação do Peixe Austral.

Anterior

Homem é preso com arma de fogo, cocaína e munições em Catanduvas

Próxima

Adolescente de 16 anos morre após colisão entre bicicletas no Oeste

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp