Tílias News
GERAL | 18/01/2022 - 12:05:00

Cativeiro ilegal com mais de 40 animais de raça é desmontado em SC

Além dos animais, uma criança de 13 anos vivia em vulnerabilidade social na casa

Uma denúncia anônima ajudou a Polícia Militar de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, a desmontar um cativeiro de animais de raça no bairro Murta.  Os policiais foram até a casa indicada por volta das 16h20 desta segunda-feira (17).

Na denúncia, a pessoa informava que a criação clandestina dos animais era para comercializar os cachorros, visto que todos eram de raça e tinha alto valor de mercado.

No local, os policiais ouviram inúmeros latidos vindos de um corredor estreito que dava nos fundos da casa. Com os sinais de que realmente haviam muitos animais no local, os policiais chamaram a dona da residência, uma senhora de 60 anos, para averiguarem a situação dentro da casa.

Já dentro do imóvel, os policiais constataram dezenas de animais em estado de maus-tratos, visto que estavam em local extremamente pequeno, mal cheiroso e sujo.

Os cachorros conviviam com as próprias fezes e alguns estavam amarrados. Além disso, a residência contava com cômodos que serviam de cativeiros para procriação e revenda, dado ser apenas animais conhecidamente de raça, com alto valor de mercado e estavam separados por idade e raça.

Dada a situação, a guarda municipal ambiental esteve no local e constatou os fatos, acionando o Inis (Instituto Itajaí Sustentavel), que esteve presente e conduziu os cachorros às dependências para guarda e destinação. Eram aproximadamente 40 animais, entre gatos e cachorros.

Crime de receptação também será investigado

A prática de crime de receptação também deverá ser apurado, em virtude do registro de diversos furtos de cachorros da mesma raça, conforme devidamente registrado na ocorrência.

Também havia um menor residindo no local, de 13 anos de idade, neto dos conduzidos, o qual se encontrava em situação de vulnerabilidade e insalubridade, pois o local onde ele ficava estava todo sujo, mofado, era pequeno e ele não apresentava boa saúde física e mental, conforme análise dos conselheiros tutelares que estiveram no local.

Por fim, todos os moradores e responsáveis pela residência, a senhora de 60 anos, e três homens de 63, 37 e 39 anos que são esposo e filhos dela, respectivamente,  foram autuados pelo crime de maus-tratos de animais e conduzidos à Central de Plantão Policial de Itajaí para procedimentos legais.

 

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fotos: Polícia Militar

Créditos: Com informações – ND +

Anterior

Onze dicas para curtir as férias de verão com os pets

Próxima

Recém-nascido morre após ser atacado por pitbull enquanto dormia dentro de casa

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp