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BRASIL | 11/02/2022 - 13:32:00

Longo período de fechamento das escolas explica a piora na educação

O longo período de fechamento das escolas durante a pandemia está entre as principais razões na piora dos indicadores da educação brasileira. Enquanto praticamente tudo já funcionava no país, ainda seguíamos com escolas fechadas ou rodízio de alunos. O resultado foi o esperado: alunos que abandonaram as aulas e piora no aprendizado.

Entre 2019 e 2021, o Brasil teve queda de 7,3% nas matrículas na educação infantil, o que representa 653.499 crianças de até cinco anos que saíram da escola durante a pandemia. A informação consta no Censo Escolar 2021, feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), e divulgado na segunda-feira (31).

Nesta terça-feira (8), o Movimento Todos Pela Educação, divulgou outro dado alarmante: o número de alunos com 6 e 7 anos que ainda não sabem ler ou escrever cresceu 66% na pandemia. A informação tem como base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE. De 2019 para 2021, esse contingente de crianças passou de 1,4 milhão para 2,4 milhões.

Segundo Ivan Gontijo, coordenador de políticas educacionais do Todos Pela Educação, a explicação está no período sem aulas presenciais durante a pandemia e na falta de estrutura para as aulas remotas no período.

“O foco agora deve ser em acabar com o mito de que a escola não é segura e deve-se pensar em como reabrir as escolas e manter os estudantes da melhor forma seguros lá dentro. Além disso, identificar os alunos com déficit de aprendizado, ajudá-los, valorizar os professores e diretores de escolas”.

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Fonte: Michel Teixeira

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