Tílias News
AGRO | 11/05/2022 - 20:47:00

Epagri cria plataforma de informações sobre Plantas Alimentícias Não convencionais

O aplicativo está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelo celular

Para diversificar a alimentação nada mais acessível e saudável do que as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), que ajudam a fornecer todos os nutrientes que nosso organismo precisa. Para ajudar e apoiar a sociedade a consumir mais esses alimentos, a Epagri está disponibilizando em seu aplicativo Epagri Mob, várias informações sobre 13 tipos de Pancs. 

Ao acessar a aba sobre as Pancs, o usuário conhecerá o Boletim Didático Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, editado pela Epagri em 2017. As informações sobre como identificar, cultivar, para que serve e como usar estarão disponíveis, além de uma receita para usar cada vegetal.

Cristina Ramos Callegari, extensionista social da Epagri, nutricionista e uma das autoras do conteúdo, diz que o diferencial do aplicativo é que o usuário terá informações importantes na palma da mão. Ela ainda afirma que o material disponível no aplicativo, em breve será ampliado e informações sobre novas Pancs serão adicionadas.

A nutricionista alerta sobre o cuidado na hora de consumir as Pancs, pois muita gente costuma colher os vegetais na beira da estrada e nesses locais, geralmente são utilizados herbicidas para conter o mato. Informações de como cultivar as Pancs está disponível também no EpagriTec, que permite que a pessoa plante e colha em casa.

Sobre as Pancs

As Pancs são plantas que não fazem parte do nosso cotidiano, e por isso não são muito consumidas. Elas tiveram ou ainda tem, um consumo em determinadas regiões, por conta da tradição e cultura de cada local. 


Chamamos de Pancs também, algumas partes comestíveis não convencionais, como o coração e as flores de bananeira, cascas da banana e a folha da batata doce. Muitas delas inclusive possuem propriedades medicinais e seus bioativos contribuem para a melhora da saúde.

No EpagriTec estão disponíveis as informações sobre almeirão-roxo, aroeira, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, erva-baleeira, malvavisco, moringa, ora-pro-nóbis, picão preto, taioba e tansagem.

Anterior

Treze Tílias participa do 10º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura em Ibirama

Próxima

Bombeiros seguem trabalhando para encontrar corpo de trabalhador que morreu soterrado em Xanxerê

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp